A manutenção do equilíbrio e da orientação corporal durante a postura ereta é essencial para a execução de atividades da vida diárias, prática de atividades física e laborais.
O desequilíbrio corporal pode ser facilmente mensurado pela oscilação do corpo utilizando a POSTUROGRAFIA.
A posturografia é considerada padrão ouro quando a postura ereta de uma pessoa é estudada. A variável posturográfica utilizada na avaliação do controle postural estático e dinâmico é o centro de pressão (COP) que é mensurado por plataformas de força.
Atualmente, às plataformas de força laboratoriais utilizadas em análises posturográficas são de alto custo, necessitam de grande espaço físico e mão de obra qualificada.
As plataformas de força de videogames (PVG) possuem a mesma acurácia das plataformas laboratoriais e tem apresentado resultados confiáveis e seguros, sendo apontada na literatura como um equipamento promissor, por ser uma ferramenta rica de obtenção de dados com interface de comunicação ao computador via Bluetooth, além de ter baixo custo, ser portátil e validada para diferentes análises.
As PVG permitem aos profissionais realizarem diagnóstico complementar da estabilidade postural, bem como quantificar a efetividade de intervenções terapêuticas em idosos, alterações posturais (com ou sem quadro álgico), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Lesados Medulares, Comprometimento Vestibular, entre outros.
Portanto, a PVG pode ser um ótimo recurso para consultórios, clínicas, centros de reabilitação e pesquisas científicas.
Detalhes do curso