A Especialização Multiprofissional em Cuidados Paliativos em Oncologia capacita os profissionais da saúde a prestarem assistência ao paciente oncológico com risco de vida e sofrimentos relacionados ao avanço da doença, incluindo, mas não se limitando somente, aos cuidados no final da vida.
Os Cuidados Paliativos buscam melhorar a qualidade de vida dos pacientes e oferecer apoio às famílias que enfrentam os desafios cotidianos associados ao processo de adoecimento grave e possibilidade iminente de morte.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que mais de 56,8 milhões de pessoas precisam de Cuidados Paliativos, no entanto, apenas uma em cada 10 destas pessoas recebem esse tipo de assistência. A estimativa é que em 2060 a necessidade por Cuidados Paliativos deverá quase dobrar.
Assim, o curso tem extrema importância frente ao cenário de envelhecimento populacional e do aumento do número de casos de câncer no Brasil e no mundo. Outra relevância diz respeito à implantação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (Portaria GM/MS Nº 3.681, de 7 de maio de 2024) que tem como principais objetivos expandir e qualificar a prática em todo território nacional.
São mais de 500 horas de conteúdo de excelência contemplado em diferentes disciplinas como: Fundamentos dos Cuidados Paliativos, Implantação de equipe de Cuidados Paliativos, Manejo da dor oncológica e demais sintomas, Atuação multiprofissional, dentre outras. Além de conhecimento teórico, o aluno ainda adquire uma diferenciada vivência prática com 60 horas de estágio no renomado Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
Ao final da especialização, o profissional estará apto a prestar assistência em Cuidados Paliativos de forma segura, humanizada tendo como base as melhores evidências científicas.
Detalhes do curso