O curso visa trazer uma atualização sobre a anatomia microcirurgica do cérebro com ênfase na sua aplicação às cirurgias de glioma, aneurisma e epilepsia.
São 22 participantes, distribuídos em 11 duplas ocupando 11 estações de trabalho (1 dupla por estação); cada estação de trabalho terá 1 microscópio de mesa, luminária com lupa e microinstrumentos para a dissecção. Cada dupla disporá de 2 cérebros fixados ao longo do curso (um para cada etapa). A primeira etapa consiste de dissecção das estruturas superficiais e profundas de um cérebro fixado de maneira habitual, iniciando-se pela superfície lateral, seguida pela dissecção das mesmas estruturas pela superfície basal e finalmente dissecção pela superfície medial, de forma que as mesmas estruturas sejam vistas por 3 perspectivas diferentes. A segunda etapa do curso consistirá de dissecção de fibras brancas de um cérebro especialmente preparado pelo método de Klingler.
Cada etapa da dissecção será precedida por uma breve palestra teórica (3D ou 2D) e dissecção demonstrativa pelo instrutor. Durante a dissecção, os participantes terão orientação individualizada nas estações (haverá 8 instrutores no curso).
Ao longo do curso serão demonstrados casos clínicos e respectivos vídeos das cirurgias que exemplificarão a aplicação prática da anatomia que está sendo estudada.
Detalhes do curso