Os Transtornos do Humor são doenças psiquiátricas, caracterizadas por alterações do humor ou do afeto, da energia (ânimo) e do jeito se sentir, pensar e se comportar, sendo os subtipos mais comuns, a depressão e os transtornos bipolares.
É uma doença que causa grande impacto na vida do paciente, da sua família e da sociedade, com prejuízos frequentemente irreversíveis aos vários setores da vida, como no trabalho, nas finanças e nas relações sociais.
As perturbações do humor, de modo geral, ocasionam quebras de rotina, rompimentos de atividades e perdas dos papéis ocupacionais, indicando a necessidade da intervenção da Terapia Ocupacional. Atualmente, entre os estudos de Terapia Ocupacional, destacam-se a Neurociência Cognitiva como referencial teórico e prático no tratamento de déficits cognitivos e funcionais presentes em pessoas com transtornos neuropsiquiátricos, e assim, como de abordagens clínicas fundamentadas em teorias da Cognição e norteadas pela CIF (Classificação Internacional da Funcionalidade - OMS).
Neste sentido, o presente curso tem como propósito instrumentalizar o aluno a atuar diretamente com pacientes com transtornos do humor, homens e mulheres, adultos, com o intuito de avaliar e intervir na cognição, nos prejuízos funcionais e na repercussão destas alterações na vida cotidiana do indivíduo, pela reabilitação cognitiva - funcional.
Detalhes do curso